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Perguntas Frequentes
O que é Home Care?

Home Care ou Assistência Médica Domiciliar é um serviço que permite à pessoa receber cuidados assistenciais em casa. Em geral inclui cuidados médicos e de enfermagem especializados e outros serviços de atendimento especializados, como fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.

O Home Care cuida de pessoas que estão envelhecendo, que estão cronicamente doentes, recuperando de uma cirurgia ou deficientes.

O objetivo do Home Care é tratar uma doença ou lesão, bem como ajudar na melhoria da saúde do paciente, em sua recuperação ou independência.

Exemplos de serviços qualificados para Assistência Domiciliar:

  • Monitoramento de doença grave e estado de saúde instável.
  • Necessidade de ventilação mecânica.
  • Tratamento de feridas, úlceras de pressão ou ferida cirúrgica.
  • Fisioterapia e terapia ocupacional.
  • Fonoaudiologia.
  • Terapia intravenosa ou nutrição.

A Assistência Domiciliar é tão eficaz como os cuidados que um paciente recebe ao entrar em um hospital ou centro de saúde especializado.

Quais são as vantagens do Home Care (Assistência Médica Domiciliar) para o paciente?

Entre as vantagens podemos destacar:

  • Ser tratado nas acomodações e no conforto do seu lar.
  • Ter maior privacidade e segurança física.
  • Ter maior dignidade em um ambiente que não alimenta a ideia de doença.
  • Evitar riscos de infecções cruzadas (infecção hospitalar).
  • Melhor acompanhamento da evolução do paciente pela família.
  • Poder contar com o apoio, atenção e carinho da família.
  • Melhor visão da assistência oferecida ao paciente, algo muitas vezes impossível quando o paciente está hospitalizado.
  • Maior contato paciente-família, sem a necessidade de deslocamento a hospitais, tendo muitas vezes que pernoitar no hospital para acompanhar o paciente.
Como posso saber se o paciente tem indicação para Home Care (Assistência Médica Domiciliar)?

Converse com o médico-assistente do paciente. Ele é o profissional mais indicado para informar se o paciente está em condições para receber atendimento em domicilio. Em caso de dúvidas também podemos auxiliá-lo(a). Fale com a gente.

Os Planos de Saúde oferecem cobertura para Home Care? Como posso obter essas informações?

Em geral os planos de saúde oferecem cobertura exclusivamente para os casos em que há efetiva indicação médica de Internação ou Atendimento Domiciliar.

Entretanto, é uma prerrogativa do plano de saúde e por esse motivo é importante estabelecer contato com a operadora para obter informações. Se você tem dúvidas ou não sabe com qual área conversar, entre em contato com o Grupo Ideal Care para lhe auxiliarmos

Qual o perfil para que o paciente receba atendimento em casa?

A seguir relacionamos alguns perfis de pacientes com indicação para atendimento em casa:

Casos usuais para recomendação da Internação Domiciliar:

  • Pessoa com necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva continua.
  • Reabilitação de pessoas com deficiência permanente ou transitória, que necessitem de atendimento contínuo.
  • Pessoa com necessidade de atenção nutricional permanente ou transitória.
  • Acompanhamento de ganho de peso de recém-nascidos de baixo peso.
  • Adaptação da pessoa e/ou Cuidador ao uso de dispositivo de traqueostomia.
  • Pessoa com necessidade de uso de aspirador de vias aéreas para higiene brônquica.
  • Adaptação de pessoas ao uso de Órteses/Próteses.
  • Adaptação ao uso de sondas e ostomias.
  • Pessoas com necessidade de cuidados paliativos.

Casos usuais para recomendação do Atendimento Domiciliar:

  • Pessoas com problemas de saúde controlados/compensados, mas que apresentam dificuldade ou impossibilidade física.
  • Pessoas com necessidades de cuidados de menor complexidade, como recuperação nutricional.
  • Necessidade de medicação endovenosa ou subcutânea, acompanhada de outros serviços.
  • Pessoas com necessidades de fisioterapia, fonoaudiologia acompanhada de outros serviços.
  • Necessidade de acompanhamento de enfermagem intervalar.
  • Acompanhamento domiciliar em pós-operatório.

Casos usuais para Aplicação e administração de Medicamentos:

  • Antibioticoterapia | aplicação e administração de antibióticos.
  • Pulsoterapia (aplicação de outros medicamentos).

Casos usuais para Assistência domiciliar PÓS-ALTA:

  • Pessoas em pós-operatório.
  • Parturientes, mamães que deram à luz nos primeiros 30 dias.
Há algum benefício para reduzir a conta de luz para paciente domiciliar que utiliza aparelho de oxigênio 24h por dia?

Sim. Por meio de programa do Governo Federal é possível obter descontos de 10% a 65% (dependendo do consumo), aos pacientes que fazem tratamento em casa e mantêm equipamentos médicos elétricos de modo contínuo.

Para requerer a isenção, basta que o paciente se inscreva no Cadastro Único do Programa do Governo Federal e comprove, por meio de laudo médico emitido pela Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual, a necessidade do uso do equipamento e atualize seu cadastro na concessionária de sua cidade e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Modelo de Excelência em Gestão®
Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o modelo foi baseado em onze fundamentos e oito critérios. Tudo para levar uma assistência domiciliar mais eficiente.
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Perguntas Frequentes
As principais dúvidas sobre assistência e internação domiciliar respondidas pelo Grupo de Home Care mais presente do Brasil.
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